"Nas mulheres jovens, a beleza supre o espírito. Nas velhas, o espírito supre a beleza"- MONTESQUIEU
terça-feira, 30 de agosto de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
1º EM - O ESTADO , OS PODERES E AS LEIS
CHARLES MONTESQUIEU
Recebemos três educações diferentes: a dos nossos pais, a dos nossos mestres e a do mundo. O que aprendemos nesta última, destrói todas as ideias das duas primeiras"

A teoria política criada por ele e que se reflete na divisão dos poderes estatais, por exemplo, são aulas de vida para acadêmicos e políticos até os dias de hoje.
- Montesquieu defendia a divisão do poder em três:
- Poder Executivo (órgão responsável pela administração do território e concentrado nas mãos do monarca ou regente);
- Poder Legislativo (órgão responsável pela elaboração das leis e representado pelas câmaras de parlamentares);
- Poder Judiciário(órgão responsável pela fiscalização do cumprimento das leis e exercido por juízes e magistrados).
- Era a favor Monarquia Parlamentar.
*Formas de Governo
- Aristocracia(Princípio–Moderação)
- Monarquia (Princípio-Honra)
- Despotismo(Princípio – Terror)
*Formas Puras:
- Monarquia: Governo de um só
- Aristocracia: Governo de vários
- Democracia: Governo do povo
- *Formas Impuras:
- Tirania: Corrupção da Monarqui
- Oligarquia: Corrupção da Aristocracia
- Demagogia: Corrupção da Democraciaa -
RESPONDA
1- INTERPRETE A FRASE:
"Recebemos três educações diferentes: a dos nossos pais, a dos nossos mestres e a do mundo. O que aprendemos nesta última, destrói todas as ideias das duas primeiras"2- QUAIS SÃO OS TRÊS PODERES?
3- PROCURE O SIGNICADO DAS PALAVRAS DO TÓPICO FORMA IMPURA.
TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL
![]() | |
|
sábado, 27 de agosto de 2011
CENTRALIDADE DO PRIMEIRO MANDAMENTO
O Senhor Jesus Cristo é o cumprimento das promessas feitas por Yavé, o Criador.
Quando seu ministério iniciou deu impressão que veio trazendo uma nova mensagem, uma diferente da anunciada no Antigo Testamento.
O Antigo Testamento - se não olhar cautelosamente - passa a imagem que Deus é cruel e irado por causa de sua justiça, conforme as inúmeras situações de tragédias e guerras de cidades e cativeiros.
O Novo Testamento em contra-partida, passa a imagem que Deus é amor. Um amor tal que entrega seu único Filho Jesus Cristo á morrer numa cruz para livrar a humanidade do pecado e da morte eterna.
Quando Jesus recebeu lágrimas em seus pés por uma mulher de má fama, observou seu choro, e o carinho com que ela secou os pés dele com seus próprios cabelos, além disso beijou os pés de Jesus e ungiu-o com um perfume caríssimo.

Então, segue as objeções de Simão, o fariseu,colocando em duvida as virtudes de Jesus.
Jesus contou a história de dois homens que tinham dividas: o primeiro devia dez vezes mais que o outro. Eles não tinham como pagar seu credor, ambos tiveram suas dividas perdoadas. Em seguida Jesus perguntou ao fariseu qual dos dois seria capaz de amar muito seu credor. Ele responde que supostamente a quem foi perdoado a divida maior. Jesus aproveitou a resposta de Simão e declarou que os muitos pecados da mulher estavam perdoados, pois, ela amou muito (Lucas 7: 37 - 47).
Este relato bíblico demonstra que Jesus não esta pregando outro evangelho, mas explicando-o, ou seja, interpretando a citação de Deuteronômio 6:5 onde a ordem é amar a Deus com todo o coração, com toda a alma e com toda a força.
Havendo arrependimento verdadeiro, surgirá intenso amor para com Deus e Ele com toda bondade perdoará muitos pecados.
A certeza da gravidade de seus pecados é proporcional á força com a qual se apegam ao Senhor.
Paz no Oriente Médio - a história verdadeira - Daniel cap. 8 -10
Daniel 9:27 fala de um homem poderoso que conseguirá fazer um acordo com muitos povos que durará sete anos, mas quando passar metade desse tempo, ele impedirá os sacrifícios que são oferecidos em culto a Deus no Templo. Se assentará no lugar mais importante desse Templo, pois, vão colocá-lo nesta posição. Mas, por mais metade do tempo mencionado no texto.
Muitos estudiosos da Bíblia (teólogos) chegaram ao consenso que o livro de Daniel tem uma visão prévia do mundo através da história até os últimos dias.
Os quatro reinos formaram-se de acordo com a profecia; o quinto reino espera seu cumprimento por ocasião da segunda vindo de Jesus Cristo.
Os grandes temas das profecias de Daniel são assuntos de vital solicitude á igreja atual:
- a apostasia do povo de Deus,
- a revelação do homem da iniquidade,
- a tribulação,
- a segunda vinda,
- o milênio,
- e o juízo.
Este livro se torna de vital importância á igreja da atualidade pela história que em parte se cumpriu. Exatamente por esse motivo que a igreja deve se atentar, pois se já aconteceu uma grande parte das profecias, evidencialmente todas serão concluídas.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
domingo, 14 de agosto de 2011
3º EM - LIBERTARISMO
O libertarismo concebe a liberdade como autodeterminação ou autocausalidade. Segundo esta corrente, ser livre é a gir voluntariamente, sendo a vontade determinada exclusivamente pelo próprio agente.
VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA LIVRE? JUSTIFIQUE.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
2º EM - VELHICE
Simone de Beauvoir -
Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir nasceu no dia 09 de janeiro de 1908, no boulevard du Montparnasse 103 em Paris, na França. Também foi em Paris que Simone passou a maior parte do seu tempo e onde morreu, no ano de
1986. Simone de Beauvoir feminista e escritora foi desde sempre, uma mulher à frente do seu tempo.
Simone de Beauvoir procurou refletir sobre a exclusão dos idosos em sua sociedade, mas do ponto de vista de que sabia que iria se tornar um deles, como quem pensava o próprio destino. Para ela, um dos problemas da sociedade capitalista está no fato de que cada indivíduo percebe as outras pessoas como meio para a realização de suas necessidades: proteção, riqueza, prazer, dominação. Desta forma, nos relacionamos com outras pessoas priorizando nossos desejos, pouco compreendendo e valorizando suas necessidades.
Esse processo aparece com nitidez em nossa relação com os idosos. Em seu livro, a pensadora demonstra que há uma duplicidade nas relações que os mais jovens têm com os idosos, uma vez que, na maioria das vezes, mesmo sendo respeitado por sua condição de pai ou de mãe, trata-se o idoso como uma espécie de ser inferior, tirando dele suas responsabilidades ou encarando-o como culpado por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos.
Esse processo aparece com nitidez em nossa relação com os idosos. Em seu livro, a pensadora demonstra que há uma duplicidade nas relações que os mais jovens têm com os idosos, uma vez que, na maioria das vezes, mesmo sendo respeitado por sua condição de pai ou de mãe, trata-se o idoso como uma espécie de ser inferior, tirando dele suas responsabilidades ou encarando-o como culpado por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos.
COMENTE SOBRE VELHICE E A
HUMILHAÇÃO NESTE TEXTO.
HUMILHAÇÃO NESTE TEXTO.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
FILOSOFIA E CIÊNCIA - 3º EM

Em síntese, pode-se afirmar que a Filosofia e a Ciência nascem juntas como um conjunto de conhecimento sobre a natureza e a sociedade humana, e separam-se de forma vagarosa, ao longo de pelo menos seis séculos.
Aproximação entre o discurso filosófico e científico
- a curiosidade e o conjunto de perguntas sobre a realidade que inspiram ambas as investigações;
- o esforço de explicitação das ideias que empreendem;
- a construção de argumentação que permite a comunicação dos saberes formulados, investigados
- a utilização de metáforas para oferecer imagens mais próximas a saberes mais conhecidos no esforço de comunicação de novos saberes.
Diferenças entre o discurso filosófico e científico
- A Filosofia utiliza diversos gêneros textuais para expressar suas ideias: cartas, poemas, diálogos, ensaios. Um termo ou expressão pode ter diferentes significados, a depender do contexto e da formulação argumentativa do autor.
- A Ciência utiliza como análise o relatório de pesquisa especificada , generalizando seu significado.
Newton e Descartes são os dois autores que, no século XVII, manifestaram em suas obras o momento da transição na qual a Filosofia se separa da Ciência.
A IMAGEM EXPOSTA É DE GÊNERO FILOSÓFICO OU CIENTÍFICO? ARGUMENTE.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
O SER HUMANO NA MÃO DO ALTÍSSIMO DEUS
O ser humano é realmente muito importante e útil na mão do EU SOU.
HUMILHAÇÃO/ JOSE M.G.F - 2º EM

JOSÉ MOURA GONÇALVES FILHO
A humilhação é um sentimento de desigualdade. A humilhação consiste em uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classe, isto é, a angústia que se sofre quando alguém se depara com um abismo chamado desigualdade, o que corresponde a percepção de que, enquanto um esta em posição superior, o outro se coloca, violentamente, em uma posição inferior.
Em que momento manisfesta-se a angústia por humilhação na existência humana?
UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

Provérbios 4.3/23
4:3 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive
4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração
porque dele procedem as fontes da vida.
sábado, 6 de agosto de 2011
parte 2 - O ESTADO E TRIPARTIDA DE PLATÃO - 1º EM

- ESTADO é uma sociedade organizada, que tem instituições e órgãos públicos, administrativos, jurídicos, etc.
- ALMA (def. geral) é anima, ar, sopro, principio de vida, designa a sede do pensamento e dos sentimentos e das paixões.
- TRIPARTIDA: Platão compara a alma à cidade. Ele procurou entender a política e a sociedade como se fossem organismos vivos.Fez equivalência entre as funções especificas da alma e a organização da cidade.
Assinar:
Postagens (Atom)