quinta-feira, 11 de agosto de 2011

2º EM - VELHICE


Simone de Beauvoir -




Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir nasceu no dia 09 de janeiro de 1908, no boulevard du Montparnasse 103 em Paris, na França. Também foi em Paris que Simone passou a maior parte do seu tempo e onde morreu, no ano de 
1986. Simone de Beauvoir feminista e escritora foi desde sempre, uma mulher à frente do seu tempo.
Simone de Beauvoir procurou refletir sobre a exclusão dos idosos em sua sociedade, mas do ponto de vista de que sabia que iria se tornar um deles, como quem pensava o próprio destino. Para ela, um dos problemas da sociedade capitalista está no fato de que cada indivíduo percebe as outras pessoas como meio para a realização de suas necessidades: proteção, riqueza, prazer, dominação. Desta forma, nos relacionamos com outras pessoas priorizando nossos desejos, pouco compreendendo e valorizando suas necessidades.
Esse processo aparece com nitidez em nossa relação com os idosos. Em seu livro, a pensadora demonstra que há uma duplicidade nas relações que os mais jovens têm com os idosos, uma vez que, na maioria das vezes, mesmo sendo respeitado por sua condição de pai ou de mãe, trata-se o idoso como uma espécie de ser inferior, tirando dele suas responsabilidades ou encarando-o como culpado por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos
.

COMENTE SOBRE VELHICE E A 
HUMILHAÇÃO NESTE TEXTO.


23 comentários:

  1. Nome : Ananda Gabriella Souza Da Silva Nº2 Serie : 2ºD Periodo : Manhã Escola: ALberto Cardoso de Mello Neto .

    Quando nos detemos na análise da problemática de gênero tomando neste sentido, a situação histórica da mulher, muitas são as correntes do pensamento feminista a que podemos recorrer. No entanto, poucas são tão originais e desconcertantes quanto aquela na qual Simone de Beauvoir desempenhou um papel central e pioneiro.
    Simone de Beauvoir fora ensaísta, romancista e ativista, de formação acadêmica dirigida à filosofia. Contudo, pouco contribuiu nesta área, no sentido mais ortodoxo do termo. Sua principal obra referente à situação das mulheres, O Segundo Sexo, poderia ser localizada entre a filosofia e as ciências sociais. Sua filosofia partia dos princípios da filosofia existencialista, utilizou-se pois, dos preceitos desse sistema filosófico para analisar a história da mulher sob vários aspectos – econômico, psicológico, biológico –, bem como, de que forma a História, que foi forjada por homens durante séculos, possibilitou a situação social sob a qual se encontram as mulheres.

    ResponderExcluir
  2. Amanda,
    Houve uma pequena confusão, a reflexão propósta não é sobre a biografia de Simone B., mas sobre o que ela discute em relação a VELHICE, e o que isso tem haver com HUMILHAÇÃO.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Luana Ferreira da Paz Santos19 de agosto de 2011 às 16:11

    Nome: Luana Ferreira da Paz Santos N°31; 2°B; Periodo:manhã. Escola: Alberto Cardoso de Mello Neto.

    Então... Simone tenta descrever as humilhações que os idosos estão tendo com a sociedade Capitalista, pois, no entanto os idosos estão sendo vistos como "fardos", ocupação de espaço entre nós... pois aos poucos eles estão perdendo seus direitos, excluidos da sociedade e como a pensadora descreveu, culpados por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos.
    Uma das humilhações que Simone descreve também é a falta de respeito e paciência para com os idosos.

    ResponderExcluir
  4. netosamartins@gmail.com disse...
    Nome:Santo Alves Martins Neto
    Série:2°B N°44
    eu acho professora que hoje em dia os idosos estao sendo humilhados sim ,pois os jovens nao respeitam mais,maltratando eles desrespeitando so que eles esquecem que quem deu a vida que eles tem hoje foram eles fizeram nosso mundo e ajudam em todos nossos problemas seja qual for
    18 de agosto de 2011 23:58
    netosamartins@gmail.com disse...
    E.E Alberto Cardoso de Mello Neto
    Nome: Santo Alves Martins Neto
    Série: 2°B N°44
    apesar de alguns serem mal educados eu vejo as vezes no metro caras de 20 anos sentado e idosos em pe e o cara nao se toca que ta no banco preferencial delesum dia vi na fila do onibus podia ter passado pela frente das fila mas nao ele quis ficar na fila de pe e quando ele entro tiverao que dar o lugar
    19 de agosto de 2011 00:05
    netosamartins@gmail.com disse...
    periodo manha
    19 de agosto de 2011 00:10

    ResponderExcluir
  5. Santo,

    transferi seu comentário para a página correta.

    Você postou na página de teologia, então, suponho que você não leu os textos, para fundamentar seu comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Leandro Felix Neves Nº:22 Série:2ª E Périodo: Manhã
    Escola: Alberto Cardoso de Mello Neto.

    Simone de Beauvoir discute a velhice do ponto de vista dos jovens, sobre a opinião deles dos idosos que era vista como algo inferior a eles, por isso o fato de os idosos serem tratados com desrespeito, tendo ai uma questão de hulhação que é vista, no capitalismo, como um individuo que usa uma pessoa para servir seu propósitos que no texto esta colocado da seguinte forma:"indivíduo percebe as outras pessoas como meio para a realização de suas necessidades: proteção, riqueza, prazer, dominação." é e assim que o idoso e visto como algo para nutri a necessidade do jovem.

    ResponderExcluir
  7. Hágata Christye...
    Alberto Cardoso n°18 2°B

    Simone de Beauvoir refletiu sobre a exclusão dos idosos em sua sociedade do ponto de vista de alguém que um dia também iria ser idoso...
    E é isso que temos que fazer, porque realmente, consciente ou inconscientemente nós vemos o idoso como uma pessoa inferior a nós.E a sociedade capitalista vê o idoso como um "peso" para a sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Nome : maiara martins oliveira 2°B n°32 escola :Alberto Cardozo de mello neto
    Simone.. com seu testo mostra qe atualmente os idosos,são um peso em nossas costas, ela diz que nos estamos querendo dizer qe os "idosos" so atrapalhaão , por um lado eu acho certo ex: eu tenhu curso 23:00 horas da noite e qando volto pra casa com o onibus lotado sempre tem algum idoso que atrapalha muito quem ta cansado e que chegar logo em casa , eu acho muito chato isso o qe um idoso de 80 anos sei la faz na rtua a essas horas ? mas por outro lado temos qe pensar que um dia seremos idosos e vamus ate sairt o mesmo horario qe ele quem sabe , então temos qe respeitar os idosos da melhor forma posssivel !
    Beijos prof°

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Diomar - 2ºE
    Alberto Cardoso.

    Em pauta: Velhice

    O texto acima nos traz um assunto muito presenciado pelas pessoas idosas nos dias de hoje. Problemas tais que são à falta de respeito, consideração e senso de realidade com os nossos velhos. Um grande exemplo disso é como a Profª Nilselene citou em sala: - os jovens pensam que os pais, muitas vezes por serem aposentados e/ou "não tem o que fazer" são obrigados a cuidarem de vossos filhos, uma vez que eles os colocaram neste mundo, tem "obrigação" de cuidar de sua descendência para que possam trabalhar.
    Irrelevante tais afirmações!
    A Simone de Beauvoir cita, no fim do seu texto, em poucas palavras isso que a Profª disse em sala.
    Os jovens devem respeitar o tempo dos idosos. Um dia eles tiveram que trabalhar. Hoje é tempo de descanso para os mesmos. Tempo de sair pra namorar, viajar, e não se preocupar mais ainda com seus filhos e netos.

    Um dia estaremos nas mesmas condições. O mundo da voltas. Façamos com nossos próximos o que gostaríamos que nos fosse feito.

    ResponderExcluir
  11. Diomar,
    muito bom!!!

    Ananda,
    conte comigo, bj

    ResponderExcluir
  12. Nome: Monalizza Aparecida da Costa N°38 2°B Manhã Alberto Cardoso.

    Lendo este trecho podemos ver que o pensamento de Simone de Beauvoir, é a realidade de hoje:

    Nas relações que os mais jovens têm com os
    idosos, uma vez que, na maioria das vezes, mesmo sendo respeitado por sua condição de pai ou de mãe, trata-se o idoso como uma espécie de ser inferior, tirando dele suas responsabilidades ou encarando-o como culpado por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos.

    Podemos ver que o que ela diz é algo que a nossa sociedade realmente pensa e faz, hoje em dia um idoso é tratado como uma pessoa INSIGNIFICANTE pela sua idade ou seja eles não tem espaço para expressar suas opnioes. Mas a verdade é que eles tem muitas coisas para ensinas a nós jovens como experiências para ser trocadas e ninguém pensa desta maneira e acaba humilhando os idosos e esquecendo que um dia nós todos seremos um deles.

    ResponderExcluir
  13. MONALIZZA,

    QUANDO O ETNOCENTRISMO É CONVENIENTE Á SOCIEDADE ISTO É REALMENTE PERFEITO, MAS QUANDO ISSO NÃO ACONTECE É BOM E SAUDÁVEL PENSAR EM ESTAR NA SITUAÇÃO DAS OUTRAS PESSOAS, CERTO!!

    SUA REFLEXÃO É MUITO BOA.

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  14. Nome:Fernanda Tavares Santos Nº11 2ºB

    A sociedade atual transforma tudo o que não é util (em sua concepção) em objetos de despreso, futilidade e asco. Creio que o mesmo ocorre com a visão que as pessoas tem dos idosos.Se tornam pesos quando necessitam de ajuda e cuidados, mas são facilmente queridos se os que precisam acham viavel.
    É realmente injustos as condições que a idade nos impõe,porque passamos a vida inteira ocupados com tarefas que no presente acreditamos que ira nos garantir um bom futuro mas, quando este longe futuro nos acalça ja não temos mais o vigor juvenil para desfrutar. É como se voltassemos a ser crianças, cheios de limitações, regras e devendo obediencia, só que ao invés dos pais, quam dará bronca serão os filhos.

    ResponderExcluir
  15. Nome:Fernanda Tavares Santos Nº11 2ºB manhã Alberto Cardoso

    A sociedade atual transforma tudo o que não é util (em sua concepção) em objetos de despreso, futilidade e asco. Creio que o mesmo ocorre com a visão que as pessoas tem dos idosos.Se tornam pesos quando necessitam de ajuda e cuidados, mas são facilmente queridos se os que precisam acham viavel.
    É realmente injustos as condições que a idade nos impõe,porque passamos a vida inteira ocupados com tarefas que no presente acreditamos que ira nos garantir um bom futuro mas, quando este longe futuro nos alcança, ja não temos mais o vigor juvenil para desfrutar. É como se voltassemos a ser crianças, cheios de limitações, regras e devendo obediencia, só que ao invés dos pais, quam dará bronca serão os filhos.

    ResponderExcluir
  16. Caroline Nascimento Farias 2D Raquel

    ResponderExcluir
  17. Caroline Nascimento Farias 2D Raquel noite
    Nos dias de hoje, os idosos vem sofrendo tamanha humilhação que eu mesma sinto pena. Aliás, nessa idade eles começam a se sentir inferiores em meio uma multidão de Jovens, que muitas vezes são mal educados. Desta forma, cria-se o sentimento de tristeza dentro de si, provocando uma série de outros sentimentos iguais, como medo, revolta, entre outros.
    Assim, muitos dos velhos preferem se refugiar em algum lugar, seja em casa, num asilo ou na casa dos familiares, deixando de viver uma das melhores fases da vida.
    Na mente dos jovens de hoje, os mais velhos perderam aquela imagem de "gente mais vivida, e com muitas experiências", para eles esses 'velhos' são um incomodo, na rua, em casa, na escola, no trabalho, e principalmente nos transportes públicos, onde mais uma vez, o idoso sofre humilhação por querer ter o seu direito nos assentos preferenciais. Acontece, que não se passa por essas mentes, que nossos familiares ficarão assim, e também nós mesmos. Como será que reagiríamos? Só passando por isso pra saber. Devemos ter visão de futuro.

    ResponderExcluir
  18. Nome: Flávia Santos Alves | N° 12 | 2° B | Escola: Alberto Cardoso de Mello Neto .

    Simone De Beauvoir refletiu com seu texto que mostra que ultimamente os idosos estão sendo como fardos nas costas de muitas pessoas na sociedade, algumas pessoas hoje em dia não respeitam mais o direito do idoso, como um exemplo, os idosos tem bancos especificos para eles, em ônibus, metros e tem muitos jovens que não respeitam o lugar do idoso e se aproveitam para poder usurfruir de um direito qe é deles. E nisso os idosos vão se isolando da propria sociedade .

    ResponderExcluir
  19. Luccas Rocha Moraes 2°D

    A autora expõe a real situação humilhante do idoso na sociedade.
    Por não se tratar de uma pessoa "economicamente produtiva" o idoso é excluído da sociedade, pois atualmente as pessoas só enxergam umas as outras como veículos para conseguirem o que querem.
    Os idosos são enxergados , pela sociedade egoísta em que vivemos, como pessoas inferiores e incapazes de tarefas básicas.

    ResponderExcluir
  20. Como conviver com o idoso

    Ivone Boechat (autora)

    1- Nunca pergunte a um idoso: qual é o segredo de viver tanto assim? Porque a pessoa não vai lhe convencer ou vai dizer que não sabe a resposta. Quem vai adivinhar como se vive anos e anos, com tanta virose, corrupção, mentira, tapeação, bala perdida, exploração... ruindade!
    2- Nunca telefone ou visite um idoso entre 12:00h e 16:00h. TODO idoso gosta de descansar nesse período sagrado.
    3- Jamais conte um problema ao idoso. Ele vai poder ajudar? Também não seja o problema do idoso: é covardia. Ele não vai ter como se defender.
    4- Nunca interfira na decisão do idoso: se ele decidiu ser enterrado ou cremado. Não fique reclamando do preço da cremação, do túmulo..Nem fique agourando e perguntando o que a família deve escrever por cima do túmulo.
    5- Nunca diga ao idoso: essa história você já me contou dez vezes. Diga a ele que a história é interessante e o ajude a resumi-la. Ele vai entender que a história é conhecida!
    6- Não estimule o idoso a se lembrar de um fato que lhe cause sofrimento. Desvie sempre a tristeza para o lado bom de tudo.
    7- Não explore a disponibilidade do idoso, lembre-se que ele já trabalhou muito e hoje não tem mais resistência, saúde e vigor para tomar conta de problemas e cachorros... dos outros. Deixe em paz o cartão bancário com o pagamento da minguadíssima aposentadoria. Vai à luta!
    8- Mude o canal da TV quando o assunto é desgraça!
    9- Ao visitar o idoso, leve algo que lhe faça bem à saúde: boa conversa, estímulos, boas notícias... palavras cruzadas, linha para crochê... uma fruta que ele possa consumir... um livro. Nas festas de aniversário e Natal, seja criativo! Chega de tanto pijama e chinelo.
    10- Lembre-se: a pessoa idosa tem todo direito à felicidade e não vai ser você que vai atormentar os derradeiros dias da vida de ninguém. Exercite a gratidão, o perdão, a solidariedade e chega de despejar lixos de traumas, tristezas antigas e carências na caçamba que a vida cismou de colocar na porta de quem lutou tanto para resistir às intempéries.

    ResponderExcluir