segunda-feira, 19 de setembro de 2011

2ª EM - Jean Paul Sartre




Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofoescritor ecrítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.


Ideias notáveis"O Homem está condenado à liberdade", "A existência precede a essência"

COMENTE A FRASE DO RETÂNGULO

4 comentários:

  1. Acho coerente, liberdade, existência, temas tão apaixonantes e complexos, não é fácil falar ou opinar, acho que ele quis dizer que somos condenados a liberdade devido o fato de sermos lançado ao mundo e consequentemente temos que nos construir, nos projetar no mundo, mas nossa liberdade exige um comprometimento com o outro.
    nº46 2ºE

    ResponderExcluir
  2. Podemos dizer que nos dias de hoje, o mundo esta uma coisa muito liberal, uma coisa que pra todos está exatamente assim viva o hoje, porque o amanha só a deus pertence. Essa frase ''o homem está condenado à liberdade'' podemos dizer, que a liberdade é uma coisa fertil, uma essência que jamais alguem pode invertar outra e que todos nós queremos, e o melhor mesmo na vida todos nós temos o livre arbítrio, para defini oque queremos, para o hemem ser oque quer depois de sua existencia, ja nossos bens materias são existententes é depois conseguimos contruir a vida com base deles.

    Aluna do 2°E N°2

    25 de setembro de 2011 19:46

    ResponderExcluir
  3. Unica escolha que não tivemos foi de nascer,todas nossas ações, tudo o que pensamos e agimos é de maneira livre, tudo depende das nossas escolhas... Podem ser elas boas ou ruins...Não cabe a ninguém julgar, mas a nos mesmos vermos o que fará bom pra gente ou nao, nossas escolhas vão determinar pelo resto de nossas vidas o que seremos, o que vamos fazer !
    Nome: Paloma Pinheiro Soares Moreira , Numero : 26 , Serie: 1D, Escola: Raquel Assis Barreiros, Periodo: Noite

    ResponderExcluir
  4. Caroline nº11 2ºD Raquel6 de outubro de 2011 às 18:41

    Caroline nº11 2ºD Raquel
    Jean Paul Sartre
    A existencia de um ser humano somente se forma a partir q nasce e começa a ter seu primeiro contato com o mundo e começa a aprender. Desta maneira, cria-se dentro do ser uma personalidade, sua essencia.Nossa liberdade começa quando me mostro para o mundo, então começa a receber informações externas que lhe farão decidir entre viver livremente ou servir a outro.Eu q escolho se qro ter os meus direitos ou ser humilhada.Pois qm toma as decisões por mim e qm sofrerá as consequencias serei eu mesma.A verdadeira essencia de viver é ter outra pessoa conosco, para termos sentimentos.Temos q ajudar o outro, afinal não será essa a verdadeira essencia do viver? Não decidimos nascer decidimos se vamos viver.

    ResponderExcluir